A REVISÃO DOS REQUISITOS E METADADOS DO e-ARQ BRASIL VERSÃO 2.0
DOI:
https://doi.org/10.29327/263416.1.2-2Palavras-chave:
e- ARQ Brasil, Gestão de Documentos Digitais, Metadados, Requisitos funcionais, Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos DigitaisResumo
Esse artigo trata da revisão do e-ARQ Brasil: Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (versão 2.0), instrumento fundamental para implementar a gestão dos documentos arquivísticos digitais em sistemas informatizados, aprovado pelo Conselho Nacional de Arquivos, em 2022, como Resolução Conarq nº 50. Esse trabalho tem por objetivo apresentar os principais pontos que foram objeto da revisão, de modo que os profissionais dos arquivos, funcionários da administração e a comunidade de tecnologia da informação possam utilizar esse instrumento, extraindo todos os seus benefícios. Esse é um estudo descritivo que apresenta os tópicos revistos, como os requisitos que configuram o núcleo de um SIGAD; a separação entre os requisitos funcionais e os não funcionais; o esquema de metadados, bem como a atualização da terminologia utilizada nesse Modelo. Tanto os requisitos como os metadados são importantes para avaliar a conformidade ou aderência de um sistema com o e-ARQ Brasil. Essa aderência ou conformidade significa que esse sistema é capaz de produzir e manter documentos digitais autênticos e acessíveis. Nosso trabalho apresenta os antecedentes do modelo, a sua primeira versão, a revisão e os seus resultados, incluindo os produtos contidos no e-ARQ Brasil, versão 2, e finaliza afirmando a sua importância para garantir que os documentos possam ter aceitação jurídica e administrativa em qualquer situação e em qualquer tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Margareth Silva, Claudia Lacombe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.