Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Officina aceita:

1 – Artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas concluídas ou em andamento (máximo 25 páginas, incluindo título, resumos, tabelas, figuras, notas e referências);

2 – Traduções de textos clássicos ou fundamentais da Arquivologia publicados em outros idiomas como francês, italiano e alemão (textos atuais devem ter o consentimento do autor para sua tradução);

3 - Textos ensaísticos, opiniões, críticas, contra argumentações ou discussões relevantes e pertinentes de fundamentos teóricos ou da práxis profissional.

CONDIÇÕES PARA A SUBMISSÃO

Os trabalhos submetidos devem obrigatoriamente usar os templates disponíveis, de acordo com a Seção desejada:

A Officina não aceita trabalhos em linguagem coloquial, erros ortográficos e / ou erros gramaticais. Os autores são responsáveis pela correção ortográfica e gramatical, correção de estilo e tradução, quando for o caso.

As condutas da Officina com relação ao processo editorial e pós-publicação, bem como aos autores e avaliadores são baseadas nos guias do Committee on Publication Ethics (COPE) , organização internacional de referência em integridade e ética em publicações científicas. Qualquer violação de direitos autorais, leis de propriedade intelectual e códigos de ética são inaceitáveis e são proibidos nesta revista.

Todos os artigos são analisados utilizando-se para isto o software Copyspider.

A ordem dos autores no corpo do artigo obedecerá a ordem em que os mesmos foram inseridos nos metadados.

Todos os autores devem ter cadastro no ORCID e o número de registro de cada autor deve ser incluído nos metadados do artigo. 

Nos metadados, além do nome completo, deve ser inserida a afiliação do(s) autore(s) sempre por extenso. Inclua um breve parágrafo sobre a biografia do(s) autor(es).

SOBRE A AVALIAÇÃO

A Officina adota a avaliação doble peer review.

As submissões serão designadas para dois avaliadores, membros do Conselho editorial ou avaliadores ad hoc, selecionados de acordo com a área de pesquisa. As submissões serão avaliadas segundo os critérios:

- contribuição do texto para a Arquivologia;

- atualidade e pertinência do referencial teórico;

- adequação metodológica aos objetivos;

- coerência e profundidade da discussão;

- uniformidade e coerência da linguagem científica;

- observância às normas de padronização adotadas por essa revista.

Artigos

Artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas teóricas ou empíricas concluídas ou em andamento (máximo 25 páginas, incluindo título, resumos, tabelas, figuras, notas e referências).

Acesse o template da revista para submissão de artigos.

Traduções

Traduções de textos clássicos ou fundamentais da Arquivologia publicados em outros idiomas como francês, italiano e alemão (textos atuais devem ter o consentimento do autor para sua tradução).

Acesse o template para submissão de textos traduzidos.

Arquivo em debate

Textos ensaísticos, opiniões, críticas, contra argumentações ou discussões relevantes e pertinentes de fundamentos teóricos ou da práxis profissional.

Acesse o template para submissão de textos para a Seção Arquivo em Debate

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.