CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E O CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO

UMA ABORDAGEM INTEGRADA À GESTÃO DOCUMENTAL

Autores

  • Ana Célia Navarro de Andrade

Palavras-chave:

Conservação Preventiva, Arquivologia, Arquivos, Ciclo de vida dos documentos

Resumo

Este artigo propõe a adoção da conservação preventiva por todos os tipos de instituição, independentemente de sua missão ser a custódia de documentos arquivísticos, bibliográficos ou museológicos. Apresenta a conservação preventiva e descreve suas atividades básicas como hábitos, ações de rotina que deveriam ser implementadas paralelamente às etapas da gestão de documentos, e não apenas como parte de um Programa de Preservação vinculado aos acervos permanentes ou históricos. Reitera a importância da prevenção e os altos custos da restauração de documentos. Sugere que a conservação preventiva acompanhe todas as fases do ciclo de vida dos documentos, garantindo efetivamente a estabilidade do suporte e a preservação da informação dos
documentos de valor permanente. Conclui informando que, apesar de a conservação preventiva ter mudado o foco da preservação, criando paradigmas que mudaram não só o pensamento, mas principalmente as ações dos profissionais da área, ainda é preciso convencer os gestores de sua importância durante todo o ciclo de vida dos documentos de arquivo.

Biografia do Autor

Ana Célia Navarro de Andrade

Possui Doutorado (2019) e Mestrado (2000) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), membro do Conselho Assessor dos Congressos de Arquivologia do Mercosul e representante da ARQ-SP no Grupo de Trabalho das Associações de Arquivistas da Ibero-América (GTAAI/ALA). Membro da Confraria da Conservação e Restauração em Suporte Papel e Afins.

Referências

ANDRADE, A. C. N. de. A gestão de arquivos numa perspectiva dinâmica: o ciclo de vida dos documentos. São Paulo: [s. n.], 2024. [Material didático do curso livre Introdução à Arquivologia].

BARBOSA, A. A. F. Dicionário Ilustrado de Documentos Gráficos. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25092019-144259/publico/2018_AlessandraAndradeFrancaBarbosa_VCorr.pdf. Acesso em: 23 ago. 2025.

CASSARES, N. C.; MOI, C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

Downloads

Publicado

2025-12-14

Como Citar

Navarro de Andrade , A. C. . (2025). CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E O CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVO: UMA ABORDAGEM INTEGRADA À GESTÃO DOCUMENTAL. OFFICINA - Revista Da Associação De Arquivistas De São Paulo, 4(1-2). Recuperado de http://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/article/view/159

Edição

Seção

Dossiê Confraria da Conservação: diálogos sobre o papel