REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA (REPARQ)

OS MECANISMOS SOCIOLÓGICOS E OS CÍRCULOS PERSUASIVOS QUE CARACTERIZARAM AS EDIÇÕES REALIZADAS ENTRE 2010 E 2022

Autores

  • Welder Antonio Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História da Arquivologia., Evento científico., Comunicação científica., Sociologia da ciência.

Resumo

Os eventos científicos representam espaços institucionalizados em que se desenvolve e se consolida uma dimensão coletiva, proporcionando condições, mecanismos e projeções cognitivas. Permitem o desenvolvimento e a difusão de informações, conhecimento, competências e habilidades, no âmbito da (e para a) comunidade científica, apresentando-se como espaços úteis, tanto para os processos de aprendizado e atualização, quanto de projeção e reconhecimento dos pesquisadores. Oferecerem benefícios para a institucionalização e a evolução da própria ciência. São organizados em espaços físicos e temporais, contando com recursos disponíveis e/ou adquiridos, decorrentes de conjunturas e contextos determinantes, pois acompanham tendências, estatutos, correntes, regras, fenômenos, fatos, fatores, programas e outros elementos de diversas naturezas. Sendo assim, o trabalho tem como temática o processo gradativo e progressivo de construção, transformação, desenvolvimento e consolidação da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq). Um evento científico, realizado no cenário arquivístico brasileiro, que completou 10 anos de existência em 2020. Tem como objetivo identificar, registrar, esquematizar e analisar os movimentos promovidos ao longo da sua linha do tempo e os mecanismos sociológicos que caracterizaram as 7 edições realizadas, entre 2010 e 2022. Fazendo uso da pesquisa documental (sites, anais, programas, atas, relatórios e demais documentos das edições do evento) e da coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos, o trabalho em questão procura trazer como  resultado um  panorama da Reparq, ao longo das suas 7 edições, evidenciando, na medida do possível: (1) a magnitude, intensidade e abrangência espacial do evento; (2) as contribuições para a institucionalização da comunidade científica arquivística no Brasil; (3) os contextos social, cognitivo e territorial das edições realizadas; e (4) as modalidades de persuasão estabelecidas.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Silva, W. A. (2025). REUNIÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA (REPARQ): OS MECANISMOS SOCIOLÓGICOS E OS CÍRCULOS PERSUASIVOS QUE CARACTERIZARAM AS EDIÇÕES REALIZADAS ENTRE 2010 E 2022. OFFICINA - Revista Da Associação De Arquivistas De São Paulo, 3(2). Recuperado de https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/article/view/134

Edição

Seção

Artigos